05/05/2012

SCANS + TRADUÇÃO DA ENTREVISTA DE KRISTEN PARA “TROIS COULEURS”



imagebam.com imagebam.com imagebam.com imagebam.com imagebam.com imagebam.com imagebam.com imagebam.com imagebam.com imagebam.com

Luanne casou com Neal Cassady com a idade de 15 e divorciou-se dele logo depois, mas permaneceu  sua amante por muitos anos. Ela estava com Dean e Sal qaundo viajaram através dos EUA, experimentando drogas, álcool e outras substancias, muitas vezes brutas na natureza. Luanne é Marylou em On The Road.

“Eu não me pareço com ela em nada”, proclamou a atriz Kristen Stewart, que, antes de Crepúsculo, emprestou os seus talentos de representação para o papel de um beicinho e musa sensual de on the road and in the wild in Into The Wild de Sean Penn.
 Lembra-se  o que você sentiu quando leu pela primeira vez On The Road?
Este livro realmente acendeu algo em mim quando li pela primeira vez. Eu tinha 15 anos. Eu amei a maneira, a história … Eu estava tão ligada com os rapazes! Foi muito diferente de qualquer outro livro que eu tinha lido. Foi o meu primeiro livro favorito. A primeira coisa que eu destaquei foi uma descrição da forma como Marylou está sentada numa sala, como uma pintura surrealista, desligada dos rapazes. Graças a Walter, aprendemos muito sobre essas pessoas – muito mais do que o que estava escrito no livro: nós sabíamos que a história era real, lemos a versão de rolagem …
Como reagiu quando Walter lhe propôs o papel?
Eu tinha apenas 17 anos. Eu estava no meu carro, eu estava tão animada que eu mantinha as mudanças. Eu simplesmente não podia acreditar, até ao dia que eu fui para o set.
Luanne / Marylou é descrito por Keroauc como uma “ninfa com cintura fina e cabelo sujo loiro.” Como se sente perto da sua personagem? 
Há muito pouca informação sobre Luanne em comparação com outros membros da Geração Beat. Embora ela parecesse socialmente amigável, ela estava muito afastada do mundo exterior. A vida dela era muito particular. Por isso, foi difícil para mim encontrá-la.Felizmente, tive a oportunidade de falar com sua filha.
O que a tocou mais a respeito dela?
A sua incrível capacidade de amar,a sua humanidade pura. É uma qualidade tão excepcional. Eu não esperava nada dela. Ela é honesta, aberta e compreensiva. Ela é observadora, mas ela não julga ninguém, e ela continua completamente inconsciente do julgamento exterior. Num momento como esse – e até agora! -, Para poder abertamente dormir com um homem que dorme com outros homens e mulheres ao mesmo tempo … E ainda assim ela se mantém fiel aos ideais americanos dos anos cinquenta. Ela viaja por dois mundos tão bem! No início, eu não entendi. Luanne não estava a ser rebelde, ela estava apenas a ser ela mesma. Não era como “nestes tempos estão a matar-me”, ela simplesmente não se encaixava neles. Surpreendentemente, ela teve problemas estomacais graves quando era mais jovem, mas ela ignorou. Ela estava bem com as suas próprias inseguranças, é o que a fez capaz de fazer a viagem.
Durante a preparação,  teve a oportunidade de ouvir a voz real de Luanne. O que aprendeu com essas gravações?
A sua voz era bela e  disse coisas e histórias que não conhecíamos. Eu apaixonei-me por ela. Ela falou como as pessoas faziam nos anos quarenta, com palavras que não usamos agora. Ela tem uma voz muito mais elevada do que eu. Eu engasgo, eu engulo tudo o que digo … Ela é muito mais articulada.
Será que Walter lhe pediu para ver alguns filmes antes das filmagens?
As nuances eram o principal, especialmente para a festa de  Ano Novo. Walter realmente queria-nos a sentir um pouco desse espírito. Ele é um director muito generoso.Como todos os grandes artistassão, ele pode se tornar um maníaco obsessivo, da melhor maneira.
Numa entrevista, disse que era Marylou era “o estrogênio necessário” entre Sal e Dean. O que quis dizer com isso?
Ela era uma ponte entre esses dois homens muito diferentes. Se ela não tivesse estado lá, eles provavelmente não teriam ficado tão perto. Ela deu a harmonia. Ela teve os dois dentro dela, e ambos precisavam dela. Eles tinham um limite único que não se encaixa com o que estamos acostumados.Todos  dizem que as mulheres em On The Road eram apenas brinquedos usados pelos rapazes. Mas ela era uma parte que queria, ela não era uma vítima. Quando Neal a conheceu, ele disse: “Eu encontrei-me!” Ele era verdadeiramente apaixonado por ela – talvez um pouco demais. Ela era selvagem e barulhenta, ela era engraçada, estranha, e sexy. Isso é o que amavam nela.
Como foram as filmagens intensas?
Foi realmente forte absolutamente mais rico, as mais loucas de sempre, mais selvagem que eu já passei num set. Não sinto como se estivéssemos a fazer um filme. Tivemos a oportunidade de passar quatro semanas num acampamento antes das filmagens. Ele ajudou-nos a conhecer uns aos outros, para nos sentirmos confortáveis. Embora eu não estivesse lá o tempo que eu queria, estávamos exaustos. Nós não dormíamos - nunca. Não sei como fizemos algumas dessas cenas … Às vezes, se você realmente gosta de algo, você não consegue dormir e estar muito feliz com isso. Walter queria que parássemos de pensar sobre a nossa actuação. Realmente senti-me espontânea, como On The Road deve sempre sentir.A nossa viagem teria valido a pena fazer, mesmo se nós não estivessemos a filma-la. As conversas que nós compartilhamos, os poemas que Garrett escreveu …
Conte-nos sobre o Ano Novo a cena da festa e as uas partes de dança impressionantes …
Eu realmente saiu de cada take cega. Eu estava tão morta. Estava muito calor em Montreal, no momento, e nós tivemos 60 figurantes no pouco espaço das filmagens … eu era capaz de abalar os nervos de todas as outras cenas, mas para esta, eu estava muito nervosa, porque eu sou não uma dançarina. Mas era o meu trabalho na minha mente. Eu queria tanto chegar ao ponto onde eu não podesse ver. Todas as vezes que eu pensei que eu ia cair, alguém me apanhou. Foi assustadoramente um inferno, mas ao mesmo tempo que era a coisa mais divertida que já fiz.
Kerouac escreveu o seu romance com o jazz na mente. De alguma forma,  sentiu-se como um músico no set?
Sim. Fiz uma outra parte que foi baseada numa pessoa verdadeira, em The Runaways, e foi difícil para mim colocar em palavras o meu papel. Em On The Road, ao contrário,  fomos encorajados a improvisar, não teríamos feito a coisa certa, a menos que tropeçassemos em coisas e nos perdemos. Há sempre pouco espaço para a liberdade, mas, neste caso, teve de tudo. Nós não poderíamos fazer mal. No acampamento, nós trabalhamos juntos durante quatro semanas, reuníamos toda a informação, preparando-nos tanto quanto, possível, poderíamos assim  esquecer isso e seguir em frente. Às vezes,  é mais fiel ao livro, se  não repetir a linha exacta. Cada take único foi diferente. Filmamos muito – isso é coisa de Walter. Ele está sempre em movimento, capturando tudo. O filme tem altos e baixos , é esporádico, como o livro. E quando  pára de se mover, é tão aparente, oh meu Deus!
 O romance de Kerouac é muito liberal em alguns aspectos e bastante conservador em outros – tem sido criticado pela sua misoginia. Na tela, o seu personagem parece mais forte do que no livro …
O filme seria tão diferente se fosse na verdade um romance! E as pessoas não ficariam satisfeitas. Seria uma pena não contar toda a história quantas vezes é que vamos adaptar essa novela? Tinha que ser uma mistura entre realidade e fantasia.
O Hudson é quase um personagem em si. Comose encaixa nele?
É uma coisa irregular! Eu sempre sinto que o meu carro é uma rapariga. Mas o Hudson não é uma rapariga! Oh Deus .. numa viagem, você forma um especial muito obrigado ao carro em que você está dentro Curiosamente, na vida real, Neal não viaja muito com este carro. E o Hudson é tão famoso agora! É engraçado.
Sam Riley e Garrett Hedlund disseram que eles estavam de coração partido quando você deixou o set. Você sente o mesmo?
Eu não podia acreditar que não iria continuar! Agora está tudo bem e eu sei que não pertence ao resto, mas eu poderia ter ficado literalmente nos hotéis, apenas sentar e ver. Eu queria tanto ficar mais. Luanne teve a mesma sensação,tinha que ser feito, mas não queria. Ela poderia ter ficado perto  um pouco mais e tortura-se a si mesma, mas ela não quis.
Você fez outro filme de estrada, com Sean Penn no Into The Wild. Foi uma experiência semelhante?
Em comparação com todo o trabalho que eu fiz, foi o mais similar. Estes ambientes são vividos  antes de chegarmos lá e vividos em nós, verdadeiramente. Sean e Walter não tem medo desse sentimento. Na maioria dos filmes, cada um está a tentar obter o seu direito ao próprio trabalho. Com Walter e Sean, foi um pouco como todos nós fomos fazer algo juntos. Em Into The Wild, o meu personagem tem as suas raízes, ao contrário de Marylou. Se ela fosse um pouco, s mais velha, ela pode ter saído. Ela poderia ter se tornado uma Marylou, mas ela era muito jovem.
O diretor de fotografia Eric Gautier trabalhou tanto Into the Wild e na estrada … 
Você pode ir a qualquer lugar com ele, ele vai estar lá para si. Ele tem um poder mágico.Antes que esteja prestes a mexer-se, ele já está lá. Isso é notável.
Como Crepúsculo, On The Road é geralmente mais lido durante a adolescência. Como são diferentes são esses livros para os seus olhos?
Não poderiam ser  novelas mais opostas.Há dois acordes muito diferentes em mim. Em Crepúsculo, tentamos ser o mais fieis possíveis ao livro. On The Road, a liberdade era bem-vinda: era toda sobre ter o coração certo.
Marylou não é o personagem típico de Hollywood .   Depois de Crepúsculo, a maioria dos papéis que  escolheu são ásperos e arriscados: The Runaways, Welcome to the Rileys … O que leva a este tipo de personagens?  As pessoas que têm mais perto da sua pele tem mais a dizer. Eles são mais interessante. É só arriscar a reproduzi-los se  tem medo de perder o apelo popular muito grande. A maioria dos actores pensa em como eles vão ser percebidos: “Isso vai apanhar-me aqui, isso vai me fazer ser este tipo de actor” eu não faço. É por isso que eu fiz Crepúsculo também. Eu adorei tanto quanto os meus outros filmes. Realmente não importa em que qualidade é mostrado. O que me dá é “ele” – como diria Kerouac. Felizmente, eu e Luanne temos isso em comum.
On The Road já está finalmente pronto. O que  sentiu quando  viu isso?
É difícil colocar em palavras. Surpreendeu-me tantas vezes, é tanto muito triste e divertido de ver. Estou muito orgulhosa de todos! A maioria dos filmes tentam responder a todas as suas perguntas. Este apenas deixa-lo a questionar-se mais. Leva-te a lugares, mas não te diz para onde ir. Cada vez que se vê, vai por uma rua diferente.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...