18/08/2012

ROBERT E CRONENBERG FALAM SOBRE COSMÓPOLIS PARA MIAMI HERALD


David Cronenberg lembra-se do tempo de Oliver Stone perguntou: “David, não se incomoda de ser um cineasta marginal?”
Para Cronenberg, um dos diretores mais admirados e famosa do Canadá, respondeu: “Bem, Oliver, depende. Qual o tamanho preciso de um público ? “
É aí que reside o segredo do sucesso de Cronenberg. Cosmopolis, o seu novo filme estreou na sexta-feira, é uma adaptação do romance de Don DeLillo sobre um bilionário jovem chamado Eric Packer, que passa um dia em sua limusine andando por Nova York para um corte de cabelo.
Não há praticamente nenhum enredo tradicional em Cosmópolis. Mais na metade do filme tem lugar dentro da limusine, onde Eric tem reuniões com sua equipa, recebe um check-up do do seu médico (“A Sua próstata é assimétrica”) e ainda tem sexo. Embora Eric, seja interpretado por Robert Pattinson, a estrela imensamente popular da série Crepúsculo, Cosmopolis é uma tarefa difícil para uma multidão multiplex – um filme, rigoroso desafiador e estranhamente hipnótico preenchido com um denso diálogo pesado.
Aos 69 anos, Cronenberg continua a fazer seus filmes emocionantes da maneira mais difícil.
“Quando se é um cineasta, passar um ano e meio da sua vida – talvez mais – a colocar essas coisas juntas: Tem que se obter o seu financiamento, tem ir atrás de atores que vão rejeitá-lo”, diz ele. “É um processo difícil. Assim, o filme tem realmente ser excitante e  intrigante para eu sentir como se eu estivesse a descobrir algo de novo”, diz ele.
“Naturalmente, tem que adequar o orçamento para fazer o assunto. Ninguém vai gastar US $ 200 milhões em Cosmópolis. Mas se for realista sobre expectativas e do tamanho de sua audiência, e o que se está disposto a trabalhar sem muito dinheiro,  pode ter-se coisas muito interessantes. “
O preço de Cosmopolis foi de $ 20 milhões ainda parece alto para tal filme, mas Cronenberg compensa o risco para os financiadores pela presença de Pattinson, que aparece em todas as cenas. (Colin Farrell foi originalmente definido para interpretar Eric, mas teve que desistir devido a conflitos de agenda.)
“Eu recebi o roteiro do nada e foi-me oferecido o papel, que foi um pouco chocante”, diz Pattinson. “Geralmente, os filmes que me oferecem são terríveis. Este script senti-o tão original, que foi quase brilhante.”
“Eu sabia que havia um filme a ser feito aqui. Eu só estava preocupado que não fosse conseguir. Pensava ‘Há toneladas de pessoas melhores do que eu para este trabalho! “Levei um tempo para ficar a paz com isso.”
Cosmopolis ofereceu a Pattinson a oportunidade de experimentar um tipo de atuação minimalista que não tinha feito antes. Eric Packer é um homem, individual distante que raramente expressa o que ele  sente. Na página, DeLillo põe-nos a par dos seus pensamentos e monólogo interior, na tela, Pattinson usa pequenos gestos, o menor traço de um sorriso ou uma carranca e o endurecimento de um olhar para transmitir o seu estado interior.
“No início do filme, eu  uso esse fato escuro e branco”, diz ele. “Eu estou vestido completamente de escuro óculos de sol e eu estou parado, sem me mover. Cada ferramenta que os atores usam para o seu desempenho foi tirada de mim “, diz ele.
“Mas eu  sentia-me  seguro, porque eu sabia que David estava a observar- realmente a olhar – e que dá confiança. Maior parte do tempo em sets de filmagem, eu questiono se o diretor está mesmo  prestar atenção ao que eu estou a fazer. “
Pattinson tem uma  legião de fãs de Crepúsculo vai ser confuso por este filme friamente fascinante, mas Cronenberg construiu suficiente garantia para a audiência que lhe é estranha.
Nem todos gostar, é claro. Não há um fã de Cronenberg no planeta que podesse honestamente dizer que ama todos os filmes do diretor. E isso é um calculo para os riscos que ele corre desde o início da sua carreira de 37 anos.
(…)
Para Cronenberg, também, a inspiração para se adaptar Cosmopolis não surgiu de grandes temas, mas de detalhes subtis.
“Eu estava simplesmente tomado pelo diálogo. É um pouco como David Mamet ou Harold Pinter, porque é realista a um nível – parece que a forma como as pessoas falam – mas é também muito estilizado. Quando eu transcrevo para a forma de roteiro, que deu ao filme uma coesão incrível e ressonância. Foi quando eu perguntei a mim mesmo: ‘É  um filme?’ E eu pensei, ‘Sim. É um filme muito interessante.”
Quase todo o diálogo vem do livro, o que significava que os atores tiveram que soar naturalmente ao dizer frases como “Nós  somos todos jovens e inteligente e fomos criados por lobos. Mas o fenómeno da reputação é uma coisa delicada. Uma pessoa sobe  uma palavra e desce uma sílaba. “
Para Pattinson, as cadências incomuns e escolhas de palavras foram libertadoras.
“Eu me senti uma conexão física com a escrita – Eu pensei que era tão bom – e eu queria lê-lo em voz alta, logo que recebi o roteiro, só para ver como soava. É assim perfeitamente escrito. Eu amei o facto de que eu não tinha necessidade de colocar a minha marca pessoal  como ator. Eu só tinha de realizá-la no verdadeiro caminho possível. “

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...