14/09/2010

ENTREVISTA DE KRISTEN STEWART PARA O "TELEGRAPH"

É difícil ser Kristen Stewart. Sua performance como a indecisa heroína mordedora de lábios, Bella Swan, nos filmes de Twilight tem feito a atriz americana de 20 anos emergir como uma relutante garota-propaganda e não uma adolescente angustiada do século 21.




Ela viveu a maior parte de sua adolescência sob os holofotes da mídia: ela tinha acabado de fazer 17 anos quando fez o filme Twilight em primeiro lugar e, em seu lançamento, tornou-se uma sensação da noite pro dia.



A franquia passou a fazer mais de 1.750 milhões de dólares (1,1 bilhão de euros) em bilheterias no mundo todo, atraindo multidões de fãs adolescentes e suas igualmente feridas “Twilight moms”. Enquanto isso, a relação de Stewart na tela (e fora da tela) com seu colega de trabalho, Robert Pattinson, tornou-a em um regular escolha nas capas das revistas de fofocas. Não é surpreendente que ela tem lutado para lidar com a atenção da mídia, e seu desconforto ao lidar com os entrevistadores, abriu-a às acusações de ser ranzinza e defensiva. Eu não encontrei ela assim nas ocasiões anteriores, temos dito.



Ela pode ser irritavelmente silenciosa – ela pensa com cuidado sobre cada questão e muitas vezes tem vários golpes de uma resposta antes de se decidir por uma sentença final – mas ela é inteligente e envolvente. Na verdade, como muitas mulheres da sua idade, ela provavelmente é apenas um pouco envergonhada. “Eu sou muito tímida e as pessoas pensam que eu me faço de indiferente”, ela explica, sentada à minha frente em uma suíte em um suntuoso hotel de Beverly Hills.





“Recebo isso o tempo todo: ‘Ela não deveria estar nesta posição, porque ela não pode lidar com isso’, e ‘Ela está nervosa e não quer falar com ninguém. Ela é miserável, e se você é miserável também, pare com isso.’ Mas você tem uma escolha? Eu quero ser uma atriz, eu só não fico confortável em falar da minha vida. “



“Quando eu fiz o primeiro filme de Twilight eles ficavam tipo, ‘Agora você tem que ir e fazer o treinamento de mídia’, e eu estava, ‘Foda-se! Você acha que pode pegar todas as minhas pequenas inseguranças e jogar pela janela? Você acha que pode colocar palavras na minha boca? Vou fazer que sim, mas isso não vai acontecer.’” E ela é, na verdade, refrescantemente livre de falação e não tem vergonha de suas inseguranças. Ela fuma um cigarro durante a nossa entrevista (“Eu praticamente desisti“) e descreve a sua roupa – a sua forma esbelta é envolta em uma combinação de jeans skinny preto , camiseta preta, camisa vermelha quadriculada e open-top ankle boots – como “qualquer coisinha, mesmo” alegando que “todo mundo está usando essas botas“.



Stewart é de longe a atriz mais talentosa jovem no mundo infestado de vampiros e lobisomens em Twilight, superando tanto Pattinson e seu colega de trabalho musculoso, Taylor Lautner. Isso pode ser graças, em grande parte, ao fato de que ela já tem uma década de experiência na frente das câmeras.



Em 2002 ela foi escalada como a filha diabética de Jodie Foster em O Quarto do Pânico e passou a ter papéis em Speak (2004), interpretando uma garota de 13 anos traumatizada em silêncio depois de suportar o abuso sexual, Into the Wild (2007), dirigido por Sean Penn, e o comédia Adventureland (2009).



O lançamento mais recente da atriz na Grã-Bretanha, entretanto, The Runaways – uma biografia da banda de rock só de garotas da década de 1970, liderada por Cherie Currie e Joan Jett – só confirma seu status como o ‘mais quent talento jovem’ de Hollywood, oferecendo uma personagem que se encaixa em Stewart como uma luva de couro. Ela interpreta Joan Jett, uma garota adolescente que rasgou o livro de regras, quando ela e o empresário Kim Fowley lançaram a carreira de três anos de The Runaways, que finalmente implodiu em meio a uma nevasca de drogas e recriminação.

O filme, em que Stewart compartilha alguns momentos tensos com sua colega de trabalho de 16 anos, Dakota Fanning, foi exibido em Sundance no começo desse ano, mas, embora o filme tenha ganhado muitos aplausos da crítica, bombardeado nas bilheterias americanas, recuperando apenas um terço dos seus estimados 10 milhões dólares americanos do orçamento.



“The Runaways começou tudo para as garotas no rock and roll”, diz Stewart. “Tantas mulheres em bandas dizem: ‘Eu estou em uma banda por causa do Runaways’. Foi inicialmente um filme pequeno, então porque a coisa toda de Twilight que tem um monte de atenção. Agora eu conheço Joan e temos um relacionamento, e se nós não fizemos um bom trabalho, tudo iria dar errado, então era importante que fizessemos direito.”



“Eu me senti confortável nas roupas de Joan”, diz ela. “É como uma armadura. Punks as colocam, porque eles estão se protegendo, porque eles são estranhos, e porque eles estão lutando contra algo. E é estranho – eu fiz um monte de imprensa para o segundo filme de Twilight, quando eu estava filmando The Runaways, e eu estava me sentindo um pouco insegura, o que normalmente aquelas coisas de imprensa fazem comigo, e eu não ir para a minha defesa normal, eu fui para a Joan.”



Tendo conhecido várias mulheres, eu sugiro que suas defesas são bastante semelhantes. Ela enrola e alisa com seu longo cabelo escuro. “Eu vestia uma camiseta no jardim de infância que dizia ‘Pegue em minha bunda primeiro, pergunte meu nome mais tarde’ na parte de trás”. Diz ela de repente. “Eu pensei nisso de repente, desculpe-me, mas acho que isso mostra que sempre preferi ser extremamente rebelde em minhas atitudes a não ser capaz de ser eu mesma. E quando outras pessoas estão nesta posição eu fico irritada, também, por isso acho que Joan e eu temos isso em comum. Eu sou um pouco mais fácil do que Joan, embora ela seja muito silenciosa e pensativa em seu interior. Ela não está tentando ser descolada com o que ela usa, está tentando ser dura, ela está compensando. Na época, não era normal fazer o que ela fez e sempre diziam a ela: ‘Você não está certa, você é diferente, então você é uma vadia.’”



Esse é um aspecto em que Stewart pode ter empatia. Kristen cresceu em Los Angeles, seu pai um produtor de TV, sua mãe uma supervisora de script, e começou a atuar muito cedo. Aos 9 ela foi escalada para um filme para a televisão, The Thirteenth Year, e um ano depois apareceu em Os Flintstones em Viva Rock Vegas. Ela achou a experiência complicada, de alguma maneira.



“Eu não andava por aí pensando em fazer filmes” diz ela, “mas então alguém viu um filme antigo onde eu estava, The Safety of Objects, e percebeu que aquele pequeno garoto [ela interpretou um menino] cresceu e se transformou em uma garota – eu. E eu vejo muitos comentários dizendo ‘Ela é uma vadia!’ E a maioria dessas crianças nem sequer falava comigo.”



Ela deixou o colégio quando tinha 13 anos, incapaz de balancear a pressão do crescimento de sua vida profissional com uma educação em tempo integral – “Eu fiquei feliz em deixar a escola. Eu estava faltando em muitas aulas e isso estava me deixando mal” – E diz que não acha que foi privada de uma infância normal. (ela já completou seu ensino médio através de cursos por correspondência). “Eu não sabia conviver com crianças da minha idade” diz ela. “Elas são más e nem sequer lhe dão alguma chance. Depois te ter terminado a escola, você percebe que é apenas uma versão da vida real, e eu percebo que eu deveria ter sido adulta desde quando eu tinha cerca de cinco anos. Lembro que quando fiz 18 todo mundo me perguntava se eu me sentia mais madura, mas eu me sentia do mesmo jeito de sempre. Conciliando trabalho e escola e ajudando a minha mãe; Eu sempre tive muitas responsabilidades.”



Ela permanece perto de seus pais e fala com carinho de sua mãe, que estudou história e tem uma paixão por vampiros, ela já escreveu um roteiro sobre Vlad, o Empalador. “Ela ficou muito animada quando eu comecei a atuar em Crepúsculo,” diz Stewart. “Toda a minha família estava. Antes de Crepúsculo eles falavam ‘Porque você fica fazendo todos esses filmes de festivais que ninguem sequer vai ver?’”



Stewart está mais confortável em relação à sua relação com seu colega de elenco Robert Pattinson. Da primeira vez que viu Pattison, antes do filme Crepúsculo, ele entusiasmou-se com ela e ria sobre os obstáculos que tinha ao tentar convida-la (Stewart estava namorando Michael Angarano, seu colega de elenco do filme Speak, no momento). Quando eles viraram um casal, nenhum deles foi à imprensa confirmar isso. A última vez que vi Kristen e Robert foi no jantar deste ano no Bafta, onde eles sentaram e riram juntos. Definitivamente agiram como um casal.



“Não importa quantas vezes eu falo para alguém ou o quão bem me conhecem, eu não vou falar sobre isso,” disse ela quando perguntada. “Mas é esquisito quando o assunto é paparazzi,” continua. “Nós não estamos no topo da lista dos paparazzi, mas é definitivamente mais difícil para Rob.”



O casal parecia ter ficado furioso quando um fotógrafo os flagrou namorando na Ilha de Wight depois do ano novo. “Foi algum adolescente, não um paparazzi, que tirou aquelas fotos,” diz ela, sorrindo. “Esse é o tipo de coisa que mexe com você. Eu nem acredito que isso se espalhou.”



Ela diz que acha Londres um lugar mais fácil de andar do que Nova York ou Los Angeles, e admite que não pode mais viver uma vida normal em sua cidade natal. “Tenho amigos que dizem: ‘Hey. Estamos em um restaurante hoje. Quer vir? Um monte de nós estão saindo!’ E ainda fico como: ‘Você quer ir para a casa de alguém? Seria muito mais divertido. Traga todos para a minha casa!’ É estranho não poder ser uma garota normal de novo. Todo mundo me conhece, por isso nunca posso ser apenas uma nova pessoa com alguém. Novas pessoas sempre têm uma boa impressão de mim e estou muito consciente disso, e provavelmente me muda.”



Seus hobbies, diz ela, são simples. Junto com o seu interesse na guitarra, ela é uma leitora ávida e gosta de escrever (Não histórias por si só, apenas pensamentos e fragmentos de prosa). Ela também adora gatos, Max, que é “Insano. Ele é como o anticristo quando tento viajar com ele. Eu gostaria de levá-lo comigo quando estou longe de filmagem.”



Stewart está atualmente filmando uma adaptação de On the Road, dirigido pelo cineasta brasileiro Walter Salles. “Eu interpreto Marylou e eu estou pirando pra caramba por causa disso. Ninguém nunca tentou fazer isso e ainda, a leitura do livro, é incrivelmente icônica. É meu livro favorito. É legal pra caramba que eu possa fazer isso. Um amigo me apresentou a ele quando eu tinha 14 anos e eu li várias vezes.”



Quando isso terminar, ela vai começar a trabalhar nos capítulos finais da saga Twilight (o livro Amanhecer foi dividido em dois filmes).



“Com Twilight todos nós realmente temos sorte. É uma coisa rara em um filme, quando bate e lhe da liberdade. Por causa de Twilight eu consegui fazer um filme como Welcome to the Rileys”. No entanto, a ser lançado na Grã-Bretanha, o filme indie, produzido por Ridley Scott, vê Stewart interpretar uma prostituta. “Eu estou feliz que as pessoas poderiam pensar: ‘Vamos ver essa menina de Twilight fazendo uma stripper!’ Eu estou bem com isso.” É possível que Kristen Stewart não seja tão difícil, afinal.

FONTE: Kstewdefenders

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...