26/09/2010

ON THE ROAD É UM FILME QUE LEVOU MUITO TEMPO A SAIR

Existe outro filme de Hollywood que tomou tanto tempo quanto este para adaptar? Eu me pergunto se On the Road, próximo filme de Walter Salles, irá definir o recorde mundial por anos de desenvolvimento quando assim sair nas telas.



Sim, meus caros, depois de 15 anos de planejamento, On the Road: O filme finalmente está acontecendo. Ele agora possui até um anúncio no IMDB. Suas filmagens estão acontecendo em Montreal. Alguma atriz de um filme chamado Twilight, aparentemente está entre o elenco principal da atração (estranho, já que é uma história sobre a amizade entre dois homens).



Mas, então, provavelmente é bom que não serão grandes estrelas que irão interpretar Dean Moriarty (o personagem baseado em Neal Cassady) e Sal Paradise (Kerouac, o personagem baseado em si mesmo). Estes atores terão um tempo duro o suficiente para tentarem parecer normais nesses papéis icônicos.



Os velhos leitores da Literatura Kicks irão se lembrar que eu tentei fazer uma audição para esse filme, por volta de 1995, e acabei conhecendo Francis Ford Coppola e Allen Ginsberg (não tive muito tempo para conversar, já que havia cinco mil candidatos, e a maioria chamando a atenção de Coppola). Naquela época eu era cético quando as chances do filme fazer um grande sucesso no cinema. Hoje, sinto muito dizer que estou ainda mais cético, pois a longa gestação é provável que não ajude. É o estilo de vida literalmente fora do casual que faz com que a novela pareça tão fresca e viva, e 15 anos de preparação não é susceptível para defini-lo.



Qualquer versão cinematográfica de On the Road teria que lidar com esse problema em algum momento. Faz parte da lenda do livro e, certamente, parte de seu recurso; A história é um tipo de “massa não-estruturada”, um fluxo de experiência, um desdobramento rolando. A trama deve ser satisfatória, ou uma caracterização artificial será exibida de cara. On the Road: o filme deve ser como um cinema de verdade, ou então ele irá perder o seu atributo mais especial – a espontaneidade.



Esse será o desafio dos atores Garrett Hedlund e Sam Riley. Eu desejo-lhes sorte.



É interessante imaginar outros atores como Dean/Sal. Voltando à época em que eu ouvi pela primeira vez sobre as audições desse filme, eu sugeri Woody Harrelson e Rob Lowe para interpretar Dean e Sal. Voltando à época em que Kerouac estava vivo, onde discutiam a possibilidade do fenômeno virar um filme (Kerouac estava ansioso para isso) Paul Newman e Montgomery Clift (veja as fotos acima) foram considerados a fazer parte do elenco. O nome de Marlon Brando também surgiu nessas discussões, mas não vejo como ele poderia ter se encaixado: ele era arrogante demais para interpretar Sal, e não alegre o suficiente para Dean.



Eu não sei muito sobre Garrett Hedlund, Sam Riley, Amy Adams e Kristen Stewart, mas eu sei quem é Kristen Dunst, e espero que ela faça uma grande Carolyn Cassady. Também estou empolgado que Viggo Mortensen, que foi ótimo em “History of Violence” vá interpretar Old Bull Lee, o personagem baseado em William S. Burroughs. O anúncio do filme no IMDB não diz quem o excelente ator Steve Buscemi vai interpretar, mas Steve sabe bastante sobre a literatura Beat, então certamente será bem aceito em qualquer papel.



Será daqui a um grande tempo que nós vamos ver esse filme, mas por enquanto não há nenhuma especulação sobre um novo filme de Allen Ginsberg Uivo sair em breve. Há uma peça muito bem escrita por James Franco em “Vanity Fair”, sobre a sua experiência por interpretar Allen Ginsberg, e isso é um sinal encorajador para uma surpresa, e a abertura é em outubro. Eu, certamente verei.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...