09/04/2011

PARA AS FEMINISTAS QUE ESPERAM VER ON THE ROAD

Sem dúvida, muitos  vão querer assistirOn The Road, a próxima releitura cinematográfica deWalter Salles. Também é inevitável que suas irmãs mais novas queiram assisti-lo desde que Kristen Stewart o estrela. Isso pode deixá-lo com a tarefa de ter que explicar On The Road, e se assim for, aqui vão alguns conselhos.

Desde que comecei a lecionar e escrever sobre Jack Kerouac tenho sido constantemente questionada sobre como eu, uma feminista, poderia aguentar as de mulheres  nos romances de Kerouac.
Como eu poderia deixar passar toda a linguagem sensual  que ele usou e cenas que ele escreveu? Pergunta para a qual eu dou minha resposta: Eu não posso deixar passar, eu não deixo passar  e além do mais, eu nem pensaria em tentar.
Porque, quando se trata de literatura, ou qualquer tipo de escrita desta importância, é tudo sobre o quão sólido este terreno da escrita é para mim, não importa quão ‘rachado’, estéril ou instável esta área pode ser para uma mulher.
A escrita mais retoricamente eficaz, eu acredito, é a escrita que nos atrai para o mundo, que nos inspira para mover além de suas páginas, para aventurar-se e, talvez, até escrever sobre isso, criar uma nova história no nossa própria visão. Isto é, creio eu, o que On The Road nos ensina a ser: literários e aventureiros.
Não sou, por qualquer meio, a primeira pessoa a se sentir assim. Hakuri Murakami em seu romance em 2001 Sputnik Sweetheart articula essa idéia muito melhor do que eu.
“A primeira vez que conheci Sumire, conversei com ela sobre o romance de Jack Kerouac. Sumire era absolutamente louca por Kerouac. Ela sempre o teve como seu ídolo literário do mês. Ela levou uma cópia do de On The Road no bolso do casaco, folheando-o a cada chance que ela tem. Sempre que ela que algo na narração a agradava, ela marcava com lápis e ficava em sua memória como se fossem as Sagradas Escrituras.
Suas linhas favoritas foram sobre os incêndios. Kerouac passou três meses sozinho em uma cabana no alto de uma montanha, trabalhando como vigia de incêndio.
Sumire gostou especialmente desta parte: “Nenhum homem deveria passar pela vida sem experimentar uma vez a solidão,encontrando-se dependendo exclusivamente de si mesmo e, assim, aprender a sua verdadeira força oculta.”
“Não basta amá-lo?” ela disse. “Todo dia você fica no topo de uma montanha, fazendo uma varredura de trezentos e sessenta graus, verificando se existem incêndios. E é isso. Você está pronto para o dia. O resto do tempo você pode ler, escrever o que quiser. Essa é a vida! 
Assim, a fim de deixar A sua irmã mais nova desfrutar de Kristen Stewart e tentar inundá-la com alguma sensibilidade feminista, lembre-se que talvez Kerouac foi um pouco machista mas o ideal que ele apresentou pode ser recuperado a partir de uma perspectiva feminista: não é a capacidade de ser como uma personagem de um romance de Jack Kerouac mostra, muitas feministas lutaram por Sumire para mim e para você?

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...