14/05/2011

Entrevista Traduzida de Robert Pattinson para NZ Herald

Robert Pattinson, o vampiro mais famoso do mundo teen, diz a Michele Manelis e Cindy Pearlman porque ele tem o prazer de finalmente dizer adeus a Edward Cullen e sobre seu amor pela sua nova co-star.
A primeira vez que eu conheci Robert Pattinson, poucos meses antes do lançamento de “Crepúsculo”em 2008, ele caminhou até o saguão do hotel de Beverly Hills completamente despercebido. Ninguém tinha a menor noção de que seu personagem, o carismático vampiro Edward Cullen, logo o impediria de manter qualquer tipo de normalidade quando o filme fosse lançado. Ele disse na época: “Eu ainda não decidi se atuação vai ser a minha carreira. Eu não sei se vai dar certo. Quem sabe se as pessoas irão assistir este filme? ‘”

Como sabemos, este viria a ser um eufemismo de proporções épicas. Esta tarde, três anos depois, estamos no mesmo hotel, mas com algumas alterações no cenário. Dois guarda-costas corpulentos protegem a porta, um par de centenas de paparazzi esperam na rua e uma horda de adolescentes estão prontos para gritar.

A vida não saiu da maneira esperada para Pattinson. Lembrando-lhe do que ele disse anteriormente, ele ri. “Você sabe, a sério, eu nunca pensei que iria ter esse tipo de efeito em alguém e eu ainda não entendo muito bem.”

Embora não seja incomum para os atores britânicos falar de uma maneira auto-depreciativa, Pattinson parece verdadeiro.

Admiravelmente, considerando todas as coisas, ele manteve a sua sanidade mental e não é excessivamente apegado ao seu status.

“Eu acho que as pessoas que perdem a cabeça são os que têm lutado para atingir a fama por anos e anos”, diz. “E quando de repente atingem, eles são como, ‘Sim, eu mereço tudo que tenho’. Para mim, eu, literalmente, dei um passo em uma direção, não sabendo o que eu estava fazendo realmente. Simplesmente aconteceu. Então, eu realmente não posso reivindicar nada. ”

Sentado no sofá, ele está vestido normalmente – em jeans preto, desgastado da Doc Martens, uma camisa xadrez e um casaco cinzento – como se houvesse uma chance de ele passar despercebido. Os paparazzi e fãs lá fora são a prova de que ele falharia nessa possibilidade. Embora invariavelmente educado, falando sobre seu novo filme Water for Elephants, ele parece estar um pouco com baixo consumo energético. Sua atitude leva à pergunta, se fosse possível voltar no tempo ele iria mudar essa fatídica decisão de interpretar o vampiro icónico? Pensando por enquanto, ele diz: “Bem, se eu tivesse vindo para Los Angeles, não conseguisse um emprego e tivesse que voltar para Londres, teria ficado puto. Eu não teria gostado, mas eu quero dizer, isto é extremo”, diz ele, olhando pela janela para a multidão cada vez maior.

Com cinco novos filmes nos próximas 18 meses – incluindo a parcela final de Crepúsculo – o sucesso de Pattinson tem potência de se intensificar ainda mais, se isso é possível.

Ele acaba de filmar Breaking Dawn (que será exibido em duas partes) que durou mais de quatro meses em Vancouver, assim como o thriller Bel Ami com Uma Thurman. Ele vai começar a filmarCosmópolis em breve, que segue um multimilionário em uma odisséia de 24 horas em Manhattan. Por enquanto, porém, é Water for Elephants, um drama romântico sobre um circo na época da Depressão que é seu foco.



Pattinson brilha como o ator que estava destinado a se tornar em ‘Água para elefantes’. Ele interpreta um estudante de veterinária que perde seus pais em um acidente de carro e pula em um trem de circo, embarcando em um tórrido caso de amor com a esposa do dono do circo.

Ele protagoniza com vencedores do Oscar, Reese Witherspoon e Christoph Walz, que entregam o tipo de performances que força Pattinson a elevar a sua atuação. Ao fazer isso, ele prova ser mais do que apenas um rostinho bonito e que é capaz de se aventurar fora de sua zona de conforto. Aparentemente, há algum sentido comum que se oculta sob o cabelo cuidadosamente despenteado.

“Tornar-se” na procura da maneira rápida garante-lhe a oportunidade de trabalhar com pessoas que são muito mais experientes do que você “, diz ele. “Eu acho que você precisa ter essas oportunidades e nem sempre tentar empurrar a carga inteira de um filme. Para fazer isso, você precisa estar atento para não deixar seu ego ficar à sua frente. ”

Os US $ 40 milhões (49,7 milhões dólares) nos EUA sucede na força da química e realismo entre Witherspoon e o personagem de Pattinson, o elemento do amor proibido de seu relacionamento.

Curiosamente, a última vez que Pattinson compartilhou tempo em tela com Witherspoon foi quando ele interpretou seu filho em Vanity Fair. Ele ri. “Sim, é estranho. Esse foi o meu primeiro emprego. Agora eu estou interpretando o seu amante, talvez um dia no futuro ela interprete a minha filha. ”

O coração e a alma do filme, definitivamente, repousa sobre a presença da formidável Tai, elefante de quatro toneladas e 42 anos de idade. E acontece que ela não deixou a desejar no departamento de qualidade, tendo estrelado em filmes de Hollywood, como O Livro da Selva e Bigger Than Life. Tai serve como âncora na atmosfera caótica do filme. E, como todas as mulheres, ela não era imune aos encantos de Robert Pattinson.

“Nós todos nos apaixonamos por Tai“, diz Pattinson, que admitiu que chorou dizendo adeus ao elefante no último dia das filmagens – algo que ele nunca fez pelo seus co-stars humanos. “É engraçado, todos disseram no início que éramos apenas adereços no mundo de Tai, e eu acho que definitivamente havia alguma verdade nisso. Ela tinha uma aura. Há algo incrivelmente pacífico sobre estar em torno de enormes criaturas que são incrivelmente suaves.”

Assumir um papel no circo foi um grande passo para Pattinson na sequência de um trauma de infância. “A primeira vez que fui a um circo, um dos palhaços morreu”, disse ao jornal britânico Daily Record. “Ele tinha um mini-carro e explodiu.”

Os pais de Pattinson rapidamente empurraram o menino para fora da tenda de circo, mas o evento deixou a sua marca. “Foi aterrorizante”, disse Pattinson. “E essa foi a única e última vez que fui ao circo.”

Felizmente, sua última experiência não foi tão traumática. Trabalhar com alguns dos 600 animais envolvidos no filme – com exceção de Tai, o elefante – foi um pouco estressante, diz ele.

Para uma cena, Pattinson teve que usar um braço falso para alimentar um leão faminto, fingindo um ataque. Como as câmeras rodavam, o leão atacou, arrancando o braço falso e ignorando o balde de carne. O ator admite que embora a cena tenha sido bem controlada, ele estava apavorado.

Porém, o tempo de Pattinson no filme de Água para elefantes é descontraído e natural: um alívio depois de três anos assistindo seu personagem torturado na série Crepúsculo, que chegará ao fim com o lançamento de Breaking Dawn, partes um e dois. Pattinson terminou suas últimas cenas do capítulo final da franquia a algumas semanas atrás e agora os dentes e presas e a maquiagem pálida sumiram.

Ele admite ter sentimentos contraditórios sobre dizer adeus a Edward Cullen.

“Eu ficarei muito contente de não colocar as lentes de contato ou de colocar a maquiagem cintilante, mas eu realmente sinto falta do personagem. Eu amo o cara. Eu sinto que o conheço muito bem agora. ”

Muito barulho tem sido feito sobre sua co-estrela de Crepúsculo, Kristen Stewart, e a natureza de seu relacionamento fora das telas. Ambos permaneceram de boca fechada sobre o assunto e nunca fizeram qualquer declaração pública, embora existam inúmeras fotografias documentando o seu romance.

Em Breaking Dawn, os personagens Edward e Bella se casam e têm um filho. Uma das cenas mais fundamentais é o nascimento do bebê do casal e Bella se transformando em uma vampira.

“Foi insano, intenso”, diz ele sobre a cena, explicando que Edward pode perder Bella ou dar-lhe uma mordida e, assim, a imortalidade. “Foi uma cena muito traumática para eu fazer como ator e, francamente, horrível para mim emocionalmente. Edward tentou por tanto tempo não transformar Bella em uma vampira e agora … bem, é muito triste. Ele sente que ele a decepcionou. ”

Antes de Crepúsculo, poucos sabiam o nome de Robert Thomas Pattinson. Agora, é claro, ele não pode andar na rua sem ser assediado. A vida, diz ele, não é mais “normal“. Você tem a sensação que ele anseia para que seja.

“Eu estava no Novo México, fazendo uma viagem através dos Estados com os meus amigos. Eu não fui reconhecido no começo, mas então uma mulher reconheceu um dos meus amigos, porque ele estava ao meu lado na foto de um paparazzi – dois anos antes. Literalmente, nós estávamos no meio do nada e esta mulher se vira e grita: ‘você não é amigo de Robert Pattinson?’ Então a cabeça dela voltou e ela olhou para mim. Ela estava em choque”, diz ele. “Isso aconteceu em uma feira no meio do nada e eu pensei que teria que encontrar uma ambulância pra ela, o que não teria sido fácil.”

Tomou-lhe tempo para se adaptar à fama: o escrutínio constante, o desejo de ser anônimo em público.

“É difícil andar na rua”, diz ele. “Você não pode simplesmente fazer isso de uma forma regular. Eu tenho que pensar em meus movimentos. Eu não posso apenas casualmente correr para a loja para comprar leite. Eu tenho que planejar com antecedência e descobrir se os paparazzi vão estar lá. ”

Ele disse ao Telegraph da Grã-Bretanha recentemente: “Eu tipo que tenho uma avaria a cada três meses. Você sabe, ‘Eu tenho que sair pra algum lugar! Arrrrggghhh! Então você sai e uma grande multidão vem e você fica como, eu não vou sair por mais três meses.”

Pattinson cresceu em Londres, o mais jovem de três. Ele tem duas irmãs mais velhas – Lizzy,cantora, e Victoria, executiva de publicidade – com quem se dá bem. Se auto-descrevendo solitário, ele gastou seu tempo aprendendo a tocar guitarra e piano, em seguida, começou a atuar em peças locais no Barnes Theatre Company.

Ele fez sua estréia nas telas como Cedric Diggory, o estudante de Hogwarts cuja morte veio cedo demais, em Harry Potter e o Cálice de Fogo em 2005.

Foi esse papel que chamou a atenção da diretora de Crepúsculo, Catherine Hardwicke. Ele foi convidado, com quatro outros atores, para tentar o papel de Edward Cullen. Ele teve de fazer uma cena em uma cama com Kristen Stewart para ver quem tinha a melhor química. “Tem que ser o Rob”, disse Stewart depois.

Antes de atuar, Pattinson fez um pouco de modelagem. (Sua mãe trabalhava para uma agência de modelos, enquanto seu pai importava carros antigos dos EUA).

“Eu era um modelo terrível”, diz ele. “Eu odiava ter que ser magro o suficiente para ser um daqueles caras e eu não era um cara musculoso de academia também”, disse ele. “Então eu estava preso entre os dois tipos e nunca tive nenhuma oferta de emprego.”

Pattinson tem uma verdadeira paixão pela música, que pode ser ouvida na trilha sonora original de Twilight, mas ele não tem aspirações para levá-la profissionalmente.

“É apenas um hobby e é importante para mim. Eu não quero lançar um álbum. Ele seria julgado como o álbum de Edward Cullen, e eu quero manter essa parte da minha vida para mim. ”

Ao ganhar uma certa distância de seu famoso personagem vampiresco, ele se aventurou em um filme mais adulto no ano passado e atuou em Remember Me, com Pierce Brosnan e Chris Cooper. A história sombria definida no cenário de suicídio e homicídio, não foi exatamente um sucesso das bilheterias, embora tenha obtido alguns elogios da crítica. Curiosamente, ele também indicou que seu público feminino não irá segui-lo cegamente em qualquer sala de cinema a não ser que a história ressoe sobre elas.

Esperemos que em Water for Elephants, ele possa ser visto sob uma luz diferente. Será que ele pensa no que seus fãs de Twilight vão pensar sobre esse filme?

“Eu não sei. Eles parecem gostar de histórias de amor bastante tradicionais e este é um grande espetáculo, com a relação de um assunto central bem dramático. É outra história de amor proibido – não tanto quanto “Crepúsculo”, mas existem algumas semelhanças na mesma “.

Por agora, Pattinson irá fazer uma pequena pausa antes de começar a filmar Cosmópolis, no qual ele interpreta um milionário de Manhattan. O filme, que também é estrelado por Juliette Binoche e Paul Giamatti, é uma adaptação de um romance de Don DeLillo, um dos autores favoritos de Pattinson. Que provavelmente tem lançamento no próximo ano.

Ele pode ter companhia nas filmagens do filme – um vira-lata marrom e manchado chamado Bearque recentemente foi adotado de um abrigo de animais em Louisiana, poucos dias antes de ser abatido.

“Estou gostando muito de cuidar dele e ele virá em todo lugar comigo agora, sempre que possível.”

Sem dúvida a vida vai continuar a mudar para Pattinson, que é algo que ele está muito interessado. Ele está mais do que pronto para provar que ele pode fazer mais do que interpretar um pálido vampiro romântico.

“Eu não estou reclamando, mas eu vou dizer que se daqui a 25 anos as pessoas ainda gritarem, ‘Edward!’ quando me vêem, eu acho que poderia matar alguém”.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...