30/10/2011

ENTREVISTA DE BILL CONDON AO HITFIX SOBRE AMANHECER



Poucos diretores podem dizer que fizeram filmes para uma amada franquia. Pode ser rentável para a maioria dos estúdios de Hollywood, mas é uma raridade. Neste século tivemos “O Senhor dos Anéis´de Peter Jackson, “Matrix Reloaded” e “Matrix Revolutions” de Wachowskis, e recentemente “Piratas das Caraíbas” de Gore Verbinski. Jackson está de volta com mais uma série “Hobbit”, mas o ultimo cineasta a juntar-se ao clube exclusivo é ninguém menos que o vencedor do Oscar Bill Condon. O homem por detrás de aclamados filmes como “Kinsey”, “Dreamgirls’ e “Gods and Monsters” saltou para o mundo de “Crepúsculo “ de Stephenie Meyer com a “Saga Crepúsculo Amanhecer: Parte 1” e a “Saga Crepúsculo Amanhecer: Parte 2”. O primeiro dos filmes chega aos cinemas no próximo mês e, sem surpresas, a pesquisa de pré-lançamento mostra que o interesse na vida de Bella e Edward Cullen não tem diminuido, já que “Eclipse” foi lançado a 16 meses atrás.


A primeira vez que eu conheci Bill ele tinha voltado de Sundance e da premiere de “Gods and Monsters” (que foi em 1998 para vocês que estão pensando em casa). Muito aconteceu desde então, mas através de uma tonelada e sucesso nas telas grandes e co-produzir o melhor telecast do Oscar na última década (sem viés, é a verdade), nada pode tê-lo preparado para o salto sobre  “Crepúsculo”. Com “Amanhecer: Parte 1” completo e somente a algumas semanas do seu lançamento, Bill foi gentil o suficiente para ir ao telefone nesta manhã e conversar sobre o passeio até este momento.
Parabéns por terminar “Amanhecer Parte 1”. Você considera isso uma marca de meio do caminho?
Oh, facilmente, mais que isso porque nós filmamos ambos os filmes. Eu tenho um bom corte do segundo filme então estamos em uma boa marca de ¾. Eu comecei isso com apenas esboços, então sim, está quase lá.
Vê-se na reta final?
Sim.
A maioria dos cinéfilos e fãs de “crepúsculo” não preceberiam que  trabalhou com outro filme em que havia essa base de fãs hardcore. Em “Dreamgirls” havia muita pressão para faze-lo “bem” para os fãs. retirou alguma coisa desse antes de trabalhar em “Amanhecer”?
Essa é uma pergunta muito interessante e eu suspeito que é parte do apelo de se envolver com isso. Quando se  trabalha em algo que tem uma enorme base de fãs existe o potencial para muitas armadilhas,  mas há uma emoção incrível de ver que tipo de filme com uma audiência. Se de alguma maneira se conecta com os seus sonhos do que isso poderia ser eu acho que existe uma antecipação especial que  não se tem todos os dias numa experiência de ir ao cinema. Pergunto-me, não tinha pensado nisso antes, mas isso é provavelmente parte do que me excitou sobre como fazer isso. Mas, sim, existe esse tipo de coisa que se tem  de tentar –  so se pode fazê-lo em no próprio caminho  do seu prórpio jeito do que o material é, mas porque isso significa tanto para tantas pessoas que se espera explorar o inconsciente colectivo e visualizá-lo em uma maneira que se  pode imaginar. Ou as vezes apenas diferente como satisfatório.
Até o momento que  terminar você terá feito um longa de quatro horas, talvez mais de quatro horas?
Pouco menos.
Estou apenas curioso, qualquer um pode consultar com outros cineastas que fizeram filmes ou produtores que fizeram filmes que eles sabiam que demorariam seis meses a filmar e apresentaram um processo de edição elaboradamente longo. Nesse ponto, no entanto, tem sido um duro esforço do quetinha pensado ou mais fácil?
Eu diria que está no meio disso. É consativo passar seis meses a filmar, sem dúvida. Mas não houve – as pessoas se perguntavam se eram confuso ir e voltar nas filmagens das cenas em um dia entre o filme um e o filme dois, mas não foi porque o segundo filme começa no momento que o primeiro acaba. É um filme muito longo, sem títulos de fim talvez um filme de 3 horas e meia. E isso é o que eu fiz no início. Eu puz os dois roteiros juntos. Então, não era sobre de onde veio a cena, foi toda essa história contínua, devo dizer.
Você está falando sobre pular entre um filme e outro, isso fez ficar mais difícil de adicionar coisas ou ser espontâneo no set?
Não, nem um pouco. Eu acho que muita coisa que aconteceu. Eu ensaiei. Eu falei sobre o roteiro com os actores principais por muitas, muitas semanas e certamente com todos através das suas cenas, mas quando se ia para o o set e, meus Deus, um dia fácil era uma cena com apenas nove vampiros. Então nós tinhamos as difíceis com 27 vampiros , sabe? certamente nessas cenas com os Cullens, porque por causa do desafio de ter tantas pessoas que tem tantas coisas importantes a fazer, sempre foi tipo “Como é que vamos fazer isso? Como nós lembramos que as pessoas são reais?” Então, isso era um exercício divertido no set. Sempre tem que ser aberto para esses momentos, porque esses momentos são os que se tornam memoráveis.
Você falou sobre a cena onde você tem 27 vampiros no set e eu acredito que no segundo filme há mais peças de set do que no primeiro.  Estou certo?
Sim, eu diria que é verdade. Absolutamente.
É engraçado, eu acho que alguns fãs teriam receio porque alguns de seus trabalhos anteriores como “Dreamgirls” ou  a cerimonia do Oscar, mas o meu palpite seria, que esses projectos em que teve um número tão elaborado ou cenas que precisavam ser trabalhadas, fez com que ficasse mais fácil para as cenas de acção neste filme?
Eu acho que provavelmente  está certo e não é só a acção. Como qualquer um que tenha lido os livros sabe, nós acabamos com uma grande peça com talvez 27 ou 30 vampiros de um lado auxiliados por uma dúzia de lobos contra 80 vampiros do outro lado nesse grande confronto. É principalmente uma discussão, mas há muitos momentos dramáticos nela. E era quase como uma encenação de um espetáculo em um palco, porque nós filmamos mais de um mês e sem contar sem as coisas da segunda unidade. O sentido de espectáculo mexendo com fluidez por isso, eu senti como se estivesse chamando as minhas raízes musicais lá.
Organizou graficamente esse filme mais do que qualquer outro que você fez antes?
Sim, bem, é um filme de efeitos. Nós temos tantos efeitos quanto “Avatar” ou mais nos dois filmes. Especialmente com as coisas grandes como os lobos ou Renesmee e o poder de todos então isso levou para muitas pré-visualizações também para que realmente tenha a sensação de que  precisa e que as empresas de efeitos visuais vão fazendo o trabalho.
Na verdade  não teve muitos filmes com uma boa quantidade de efeitos visuais neles anteriormente. Foi muito excitante trabalhar com isso?
Foi. Porque, vamos ser sinceros, há muita coisa que você pode fazer agora e eu acho que nossos efeitos mais espetaculares, eu não acho que valha a pena falar sobre isso antes do filme ser lançado, mas é o que acontece com a Bella na última metade do “Amanhecer Parte 1” e é simplesmente real. Se  esta fazendo um filme real sobre uma gravidez de vampiro e não houve outros vampiros envolvidos – se estivesse fazendo “Rosemary Baby” hoje – apenas as coisas subtis e pode fazer para realmente comunicar o sentido de um corpo sob ataque e ficar cada vez mais fraco? É extraordinário. Assim, aprender essas coisas tem sido uma das grandes alegrias de fazer este filme.
Então,  o que faria qualquer director parar seria o facto de que  é o quarto director com quem esses actores tem trabalhado. Na TV, onde diretores vem e vão,  sempre ouve o actor a dizer, “Eh,  director  diga-me onde ficar eu conheço o personagem”. O quão abertos estavam os actores para realmente tomarem mais direcções o que esperava?
Bom, eu não sei , mas certamente eles foram incrivelmente abertos. Sabe, eu continuo a chama-los “adultos Crepúsculo”, mas   é isso. Todos os personagens tiveram grandes passos na história e e essa foi a parte que me excitou sobre o material, colaborar com Kristen Stewart enquanto ela vai de ser a Bella que nós conhecemos nos três primeiros filmes  ser uma noiva, ser alguém que finalmente faz sexo, fica grávida, fica doente, dá a luz,  vampira, e uma guerreira  pense nessa jornada. Eu acho que para nenhum deles foi apenas interpretar um velho personagem. Jacob é  um homem nesse filme. Ele é a terceira perna de triângulo e  liberta o seu passado e a sua família e o seu bando e se torna sua própria pessoa. Então, essa foi a jornada que todos os actores estavam ansiosos e abertos a colaborar.
Houve algum actor que te surpreendeu?
Eu acho que as pessoas vão ficar surpresas com todos. Em geral, Kristen tem um grande jornada  ela torna-se  feroz, protectora, e uma figura materna poderosa? Eu acho que vai surpreender as pessoas. Taylor serpreendeu com seu compromisso e com os lugares escuros onde ele vai parar nesse filme. E Rob, eu acho que há um sentido que ele esteja mais relaxado nessa parte e finalmente disposto a mostrar mais de si. O seu charme, saber e graça estão em evidência neste filme. Surpeendeu-me o quão relaxado ele pareceu em algo que ele lutou contra um pouco antes.
Mencionou que você pensa nisso com “adultos Crepúsculo” por causa dos eventos que acontecem no filme. Há alguma coisa que tenha feito com os vampiros e com os lobos que reflecte isso também? Eles são mais sinistros ou dão mais medo?
Eu acho que certamente isso entra em jogo no segundo filme. Esses filmes até agora só lidaram com esses vegetarianos que não atacam humanos excepto pelos pouco recém-nascidos no último filme e algumas das pessoas nos dois primeiros, mas aqui é uma coleção de todo o mundo dos vampiros com dons específicos. Então, eu acho que sim, houve um senso de talvez ver um lado mais escuro deles. E eu tambpém acho que nós gastamos muito tempo no filme final com Aro e o seu grupo mais abertamente sinistro dos Volturi.
Eu acho que sabe disso, eu estava no set de “Lua Nova” quando eles filmaram as primeira cenas com o Michael Sheen e os Volturi e parecia na época que era a coisa mais engraçada para ele. Estar a interpretar esse personagem. Ele estava tendo esses acessos quando trabalhou consigo?
Sim . O grupo todo. É interessante, porque se passa  tempo com Rob, Kristen e Taylor e os Cullens. E há um momento quando é o tempo dos Volturi e isso trouxe uma vibe totalmente diferente. É o acampamento britânico no seu melhor. Não quero dizer acampamento de uma maneira má, quero dizer apenas pessoas que estão tendo um explosão e sendo muito inteligentes o tempo todo.
Uma das outras coisas que são interessantes para os fãs de seu trabalho e fãs do primeiro filme é que esta é primeira vez que você trabalha com Carter Burwell desde “Kinsey”, correcto?
Sim,é  isso mesmo.
Eu sei que as duas últimas trilhas foram em direcções radicalmente diferentes do que a do primeiro filme, mas o que  quer fazer com a trilha para esses dois filmes?
Primeiramente, eu estava tão animado de que Carter desejava fazer novamente, mas Carter é alguém que é tão original que para ele não se trata de repetir ou voltar ao som de “Crepúsculo”. Aquele foi um som específico para uma história adolescente e eu acho que vai achar este mais romântico e mais exuberante. No entanto, eu sempre penso no quartto filme como um suporte para o primeiro e nos deu uma chance de brincar com a Lullaby da Bella, o tema que ele tinha desenvolvido para o primeiro filme e trazer o círculo completo, porque, obviamente, as coisas vão em direção a Bella. Em geral, uma das  coisas que é consistente em todas as diferentes abordagens que Carter  – e ele apanha o que ele vê – mas aconteceu uma e outra vez. É emocionante. Aconteceu comigo quando ouvi esboços e quando estávamso em Londres, a gravação da trilha, ele é o melhor amigo de um actor. Eu vi isso acontecer em “Gods and Monsters” e “Kinsei” e eu vi isso acontecer aqui. [Ele pode] chegar tão profundamente dentro de um personagem e ele simplesmente preenche uma performance e traz um tipo de acontecimento debaixo da superfície. Acho que ele é uma arma escondida. Eu acho que os actores devem solicitá-lo em seus contratos. Ele é extraordinário nisso.
O fãs hardcore vão reconhecer a Lullaby de Bella eu suponho?
Sim, isso definitivamente tem o seu papel.
Há um tema que é repetitivo através do filme?
Se eu disser que há três, isso provavelmente significa que há cinco. Há um tema Renesmee que realmente vem a ser concretizado no filme dois que é bastante proeminente no filme um. Há tema de amor Bella/Edward que aparece muito na primeira metade do filme. Há um tema Jacob e há um tema que sugere o amor de todos em torno de Bella no casamento, especialmente seus pais e isso é realmente adorável. Eu provavelmente estou perdendo um, mas esses são os maiores temas.
FONTE: Hit Fix Tradução e via: kstewartbr

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...