19/05/2012

ENTREVISTA DE KRISTEN COM THE GUARDIAN (UK)


Após um ano de audições sem sucesso, aos nove anos de idade, Kristen Stewart disse à mãe que  queria arrumar tudo. Não tinha sido a sua ambição atuar; ela queria ser arqueóloga. Mas ela vivia em Los Angeles, onde ‘uma agente a viu cantar numa peça da escola com oito anos, e assim a ideia inevitavelmente foi colocada a ela. Ela estava interessada inicialmente. Os seus pais eram membros de filmagens, e ela passou um tempo nos sets de filmagem Onde havia um sentimento de que ”estávamos todos juntos, e estávamos a fazer algo de valor.” Ela dá uma das muitas respirações profundas e significativas. ”E então eu via uma criança andando por aí e as pessoas estavam tipo,’Shhh, aquele é o actor, não fale com ele.’ E eu fiquei tipo, eu quero um emprego, eu quero que vocês falem comigo, tipo, eu  importo-me!”
Não é surpreendente que Stewart não ficasse com todos aqueles papéis. Não posso supor que ela tinha se tornado estrela infantil convincente num abrir e fechar de insinceridade e com muitos sorrisos moldados. Ela é tão socialmente desajeitada. Ela circunda no quarto do hotel, na sua calça jeans Led Zeppelin e t-shirt preta, segurando um copo de leite, e ao invés de sentar à minha frente, ela  empoleira-se na cadeira ao lado, tão perto que tenho que verificar se os nossos joelhos não estão se tocando.
Ela é conhecida por ser temperamental. Eu já li entrevistas inteiras sobre a sua antipatia ao ser entrevistada, e ela certamente tem tiques nervosos. A sua perna, por vezes, mexe como um pistão, e ela diz “você sabe o que eu quero dizer” 18 vezes no curso da entrevista. Mas ela parece fazer isso em tudo para ser compreendida como verdadeira, e, em si, é completamente cativante.
De qualquer forma, as suas características essenciais não vão muito bem ao longo do mercado de players de criança. Ela ia para audições para comerciais onde tinha que dançar com o produto. Ela faz uma careta. ”E nessas situações eu realmente estava como uma pomposa de nove anos de idade. Eu era como: ’Eu não quero fazer mais nada daqueles testes. Eu  sinto-me idiota. “Ela perguntou se poderia abandonar, e a sua mãe disse: “Kristen!  tu f….com a integridade! se  marcas um encontro, vai. Amanhã vou despedir o teu agente. “
Se ela não tivesse desembarcado em um papel como uma criança, perturbada e safada em The Safety of Objects, seguido por um papel como uma criança, perturbada e safada no  O Quarto do Pânico, ela poderia estar fora em uma escavação arqueológica neste momento. Ao contrário, ela está no coração de um rolo compressor.
Quando ela se inscreveu, no final da adolescência, para interpretar Bella Swan em Crepúsculo, não houve, diz ela, nenhuma conversa sobre sequências ou mercadorias ou margens de lucro. Era um filme pequeno. Stewart vem de  lotes de filmes deveras pequenos, antes e depois. Ela  desempenhou Joan Jett em The Runaways, uma adolescente dos anos 80, trabalhando num parque de diversões em Adventureland e uma menina sofrendo de uma doença grave em The Cake Eaters. A Palavra que é frequentemente aplicada para as suas performances é ”Cautelosa”.
 
Ela começou com um percurso distinto, então, uma carreira direcionada a indie, e Crepúsculo parecia adequado. O primeiro filme foi todas as tempestades de chuva e emoção incipiente. Então, a série ganhou vida própria. O primeiro filme levou quase US $ 70 milhões em sua semana de estréia nos os EUA, o segundo, Lua Nova, teve a maior abertura à meia-noite na bilheteira da história dos EUA, os quatro filmes da franquia já fizeram mais de US $ 2 bilhões nas bilheteiras em todo o mundo no total. No ano passado, uma pesquisa da revista Forbes constatou que para cada dólar que Stewart é paga, seus filmes trazem uma média de 55,83 dólares, fazendo dela a maior actriz de valor no meio – um valor que reflete tanto a velocidade impressionante de sua ascensão, como para muitas jovens mulheres que a adoram. Bella Swan pode ser desprovida de quaisquer interesses óbvios além de seu desejo pelo vampiro Edward Cullen e o lobisomem Jacob Black, mas o seu vazio tem permitido uma geração de mulheres jovens que amam ou gostariam de estar e viver os seus anseios de perigo com um homem inatingível. Stewart tem uma beleza surpreendente, é claro, mas o seu andar um pouco desajeitado, a sua palpável auto-consciência, fizeram dela uma representante perfeita.
Ela percebeu o quão grande Crepúsculo ia ser antes mesmo de ele sair, quando ela e Robert Pattinson, seu co-star e com rumores de ser seu namorado, foram atacados por 6.500 pessoas numa convenção de quadrinhos. Isso fe-la ficar nervosa? ”Oh meu Deus.Isso explodiu a minha cabeça. “ Ela disse, desde então, o sentir presa, incapaz de ir a caminhadas, presa em quartos de hotel. Ela diz que não é sempre assim embora.”Quero dizer, se eu saí do hotel” – Claridge está – “obviamente eu estaria f…. Mas em Londres, estou perfeitamente bem, a menos que eu tenha um rastro de paparazzis atrás de mim. “. Os paparazzi estavam na entrada do hotel, quando eu sai.”Mas eu sou boa em escapar de pequenos twits . Uma vez que eu  perco, uma vez que ninguém esteja a tentar ganhar dinheiro , você sabe, eu estou bem – eu sei neste momento que há uma bola a ser feita, o que é estranho considerando que eu estou andando na rua com o cabelo sujo. “
Stewart tem um rosto de estrela do cinema mudo que pode projectar todos os tipos de emoção sem palavras. É uma qualidade que tem sido usada com grande efeito na série Crepúsculo – tudo isso, infinito, olhando, querendo, precisando – e agora em seu novo filme, Branca de Neve e o Caçador, no qual ela estrela como a heroína titular, e que ameaça tornar-se outra franquia. O filme é desigual. É difícil se empolgar com o herói romântico, interpretado por Chris Hemsworth, um personagem que gasta uma quantidade surpreendente do filme como  bêbado desleixado. Mas é visualmente interessante, em cogumelos piscando, espelhos liquidos e escuros, florestas escuras. Stewart e sua co-estrela Charlize Theron, como a rainha má, são óptimas.
O filme é uma reformulação do conto de fadas clássico, com Stewart como uma heroína mais poderosa, que está presa pela rainha malvada uma década, antes de escapar e se tornar uma guerreira. Stewart nunca foi uma grande fã de filmes da Disney. ”No original, ela representa totalmente o que uma mulher queria ser: a figura materna. Ela limpa a casa muito bem. É justa, [as mulheres] são mais do que isso agora. “ Em vez disso, elas criaram um ” Incrivel filme de rapariga poderosa “, diz ela, em que a força da personagem é representada de uma forma realista.”Nós não a estamos construíndo para tirar grandes caras da armadura. Então foi realmente mais sobre ser mais rápido e mais inteligente. “
Em alguns aspectos, Branca de Neve, é clara, a história de Hollywood; a mulher mais velha com medo de que uma jovem pode superá-la em beleza. (Há uma cena hilária em que Theron suga a força da vida de Lily Cole). Pergunto se Stewart encontrar o foco em Hollywood parece ser difícil, e ela responde a uma questão totalmente diferente. Ela começa a falar sobre como a beleza está em ruínas”se você não é legal também. Se você não tem coragem de fazer copia de sua aparência, você é feio. Eu conheci tantas pessoas que eu achava que eram tão lindas e talentosas e incríveis. E então quando as conhece por um segundo e  é como…” ela se ergue, outra respiração, e cospe enfaticamente:” veste-se uma fantasia, é um falso,  não é tão atraente’ E nem sempre se depara numa imagem, mas  pode ser muito bonito em um fotografia e, em seguida, na vida, movendo-se, você é feio. E isso é o tipo o que o filme trata. “
Há uma grande semelhança entre Branca de Neve e Crepúsculo, diz ela, em que, ”há uma fase da vida representada em ambos os filmes que é tão apaixonante, e não sei por que ainda. Sabe o que quero dizer? Isso foi o que eu realmente gostei sobre Bella. O facto de que ela confiava que em algum momento, esses sentimentos vão fazer sentido, e que ela não vai deixar todo mundo dizer que ela está transando com loucura. Além disso, foi apenas isso “, ela toma um grande fôlego ”foi tão intenso “, ela ri.
Ela era um adolescente intensa? ”Sim, eu ainda sou uma pessoa muito intensa.” Ela tem 22 anos agora. ”Estou relaxada sobre algumas coisas. Eu sou fize. Mas definitivamente, eu levo as coisas muito a sério … eu sou apenas uma pessoa séria. Eu amo brincar, e é, obviamente, sobre o humor, porque às vezes eu posso definitivamente ser um idiota, tonta. Mas na maioria das vezes eu sou assim. “ Ela faz um som como se sua boca estivesse aspirando fechada. Muito privada? ”Sim”, diz ela. ”E eu sou abertamente cientes de foder tudo. Eu sempre gosto “, ela imita pegar as coisas fora do ar “detalhes, coisas pequenas. Apenas obsessiva, analítica. “
Muitos pensaram que Crepúsculo empurrou uma mensagem de abstinência, apresentando o sexo como um perigo a ser evitado – neste caso, é claro, especialmente porque envolveria o acoplamento com um vampiro e um lobisomem. Foi preocupante ter essa perspectiva presa a ela? ”Eu sempre disse muito honestamente que não é por isso que eu fiz o filme, e não é por isso que o livro foi escrito”, diz ela, acrescentando que ela acha frustrante quando as pessoas lêem os personagens de maneira diferente dela. ”Principalmente nessa idéia de que Bella é uma menina fraca que apenas está obcecada com estes dois meninos, e realmente não acho que além de suas próprias necessidades é egoísta. E ela é, completamente, mas isso é como a maneira de viver, meu! Tem que seguir seu coração. Isso é realmente uma maneira muito ousada para viver, não fazendo concessões, ou desistindo das coisas … Eu não sei porque as pessoas ignoram os sacrifícios que Edward faz. Eu não sei por que a coisa do poder foi vista dessa forma como foi vista, porque eu acabei de vê-la de forma tão diferente. “
Não é porque os homens são fisicamente ameaçadores, e Bella torna-se voluntariamente a sua vítima em potencial? No primeiro filme, Edward diz a Bella que ele é “predador mais perigoso do mundo”, e quis matá-la. Sua resposta? “Eu confio em ti.” ”Eu acho que as meninas pensam que eles são mais fortes, e assim eles podem levá-las”, diz Stewart. ”Eu acho que ela não está prejudicando a si mesma. Quero dizer, ele é extrema, é muito romântico, é realmente ideal. Eu acho que a razão é eficaz é porque se ela fosse uma vampira, ela faria o mesmo. Ele seria como “me f…!”
Stewart cresceu com um irmão mais velho, Cameron, e irmão adotivo, Taylor, que é cinco dias mais velho que ela, e diz que foi na infância muito safada. ”Eu não acho que eu tinha uma foto tirada minha com um boné de beisebol para trás antes de 14 anos.” Todos eles jogaram muito. ”Tinha acabado de andar nas bicicletas e skates e via o quão rápido eles podiam descer um morro sem morrer … eu ia com ele. Mas eu gostaria de me magoar. Estou sempre, sempre, sempre, incrivelmente muito animada, e depois, pouco antes, duvido de mim mesmo, e tomo um tombo. “ A primeira vez que ela realizou um filme poderia ser realmente importante foi quando ela fez Speak, aos 13 anos, sobre uma garota que havia sido estuprada. Ela fez um anúncio publicitário que  depois foi mostrado na TV, com detalhes de uma frase de apoio para pessoas que tinham sido agredidas sexualmente. Fez  Um número enorme assim naquela noite. O outro filme que se destaca, nesses termos, é Welcome to the Rileys, no qual ela interpretou uma adolescente problemática, trabalhando em um clube de strip. Ela conheceu as mulheres nesses postos de trabalho enquanto pesquisava, o que lhe deu uma idéia no que ela ainda está trabalhando, de colocar os seus ganhos em uma rede de casas para mulheres que querem deixar o comércio do sexo, ou precisam de apoio.
Ela acaba de fazer um outro filme que significa muito para ela, On the Road, com o diretor Walter Salles. Ela interpreta a selvagem, instintiva Marylou, parceira de Dean Moriarty, e ela adorou a oportunidade de improvisar, para tentar trazer a sensação de o livro para a tela. ”Eu acho que para fazer esse livro direito, a fim de deixar todos felizes – porque há um monte de pessoas sentadas em volta: ‘OK, vamos faze-lo” – tinha de ser espontâneo, ele tinha que ter aquele sentimento de nunca saber muito bem onde alguém vai pular ou gritar “, diz ela.”Então, às vezes era uma leitura verdadeira da frase de simplesmente esquecê-la, e dizer a sua própria maneira.”
Stewart lembra-me, às vezes, de uma época anterior de actores. Os adolescentes mal-humorados de geração de James Dean (ela faz questão de se adaptar a um tempo de Dean, East of Eden), ou os atores jovens grungy dos anos 90 – Winona Ryder, River Phoenix, Johnny Depp – com a sua seriedade, linda não lavada. Ela interpreta uma personagem que é um modelo de papel terrível em Crepúsculo, mas pessoalmente é um alívio abençoado, com seus treinadores no tapete vermelho, roupas amarrotadas e intensidade. Enquanto muitos estrelas contemporâneas implodem, ela parece fundamentada. ”Quando você faz imagens movimentadas, é tão fácil tornar-se dissimulado”, diz ela. ”É tão fácil, acaba de se tornar uma mercadoria, e eu acho que é tão embaraçoso.” E com isso, ela termina seu leite.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...